top of page

Galo Bankiva

Gallus gallus bankiva.

WhatsApp Image 2021-09-02 at 5.20.54 PM.jpeg

      Considerado o ancestral das atuais galinhas domesticas, existem relatos das primeiras formas de domesticação da espécie por volta de 3000 a.C. na Índia.

         Atualmente conseguimos encontrar com certa facilidade em nosso pais, porem ficamos muitas vezes com dúvida se realmente estamos adquirindo um Galo Bankiva, esta dúvida surge por conta da fácil hibridização com galinhas domesticas, falta de compromisso da preservação genética por parte de alguns criadores e alterações de padrão que ocorrem por conta do cruzamento consanguíneo.

         Utilizar imagens de padrão selvagem para comparar é extremamente útil, apenas devemos ter cuidado com as exigências, afinal animais selvagens e aves em cativeiros tem suas divergências.

           Conhecido também como Galo Selvagem Vermelho, possui crista serrilhada e barbela vermelha bem desenvolvida, as penas que cobrem o pescoço possuem cor laranja e dourado, a região escapular e o dorso são vermelhos as penas secundarias das asas são pretas com tom esverdeado, as penas primarias da asa são laranja, sua cauda também é preto esverdeada e o que mais chama a atenção é o formato de foice nas penas caudais.

 

                                                                                         

As fêmeas não possuem crista nem barbela, as penas do pescoço são douradas com desenhos pretos em formato de V, a parte ventral é de cor marrom claro e o dorso marro escuro assim como a cauda, as fêmeas são menores do que os machos.

            Machos medem cerca de 50 a 70 cm e pesam entre 800 e 1.300 gramas, enquanto as fêmeas medem em média 40 cm com peso entre 500 e 800 gramas.

            Os Banquivas estão distribuídos pela Península da Índia, indochina e Vietnam, habitam florestas densas, áreas de bambuzais e zonas de cultivos principalmente arrozais.

                 Os hábitos nutricionais desta espécie são bem favoráveis para a manutenção em cativeiro, por possuírem hábitos onívoros pode-se montar dietas bem diversificadas, atingindo facilmente os valores adequados.

               Na natureza ocorre postura de 4 a 7 ovos que são incubados por um período de 21 dias pela fêmea em depressões do solo, muitas vezes entre arbustos ou touceiras de vegetação, em cativeiro observamos uma postura de 15 a 30 ovos que são incubados por um período de 21 dias.

             Durante o manejo em cativeiro deve-se enriquecer o viveiro para proporcionar uma qualidade de vida melhor. As matrizes possuem hábitos semelhantes às galinhas, passam grande parte do seu tempo ciscando atrás de pequenos insetos, tubérculos e pasto dentro dos viveiros.

Texto: Médico Veterinário Jorge Lima.

Fotografia: Jorge Lima, Macho de Bankiva Jovem.

Local da Imagem: Curitiba- PR.

WhatsApp Image 2022-01-17 at 16.32.05.jpeg
bottom of page