Pavão Verde Java
Pavo multicus multicus.
As fêmeas são menores e menos chamativas do que os machos, possuem as mesmas marcações faciais, assim como as demais cores do corpo, não tendo também tanta marcação escamada como se observa nos machos.
As fêmeas medem cerca de 80 cm de comprimento e pesam cerca de 3,5 kg, enquanto os machos medem em média 220 centímetros quando incluída a sua plumagem completa (100 cm quando só o corpo) e pesam cerca de 5 kg.
Na natureza a espécie está adaptada a florestas úmidas, tem como habito se alimentar e nidificar no chão, embora prefira dormir em galhos altos nas grandes arvores.
Sua alimentação onívora consiste em diversas sementes, folhas, frutas, insetos e em alguns caso pequenos repteis e mamíferos.
Sua reprodução na natureza ocorre com uma postura de 3 a 8 ovos, que são incubados por um período de 28 dias, já em cativeiro é possível obter de 4 a 20 ovos, que são incubados artificialmente por um período de 28 dias.
O pavão verde é uma ave tardia, porem as fêmeas podem fazer postura já no primeiro ano enquanto os machos podem galar já no segundo ano, mesmo sendo considerados maduro sexualmente após o terceiro anos de idade.
Durante o manejo em cativeiro é uma espécie que necessita de muitos cuidados principalmente na fase inicial sabendo que possuem uma sensibilidade a problemas entéricos como as terríveis coccidioses.
Uma curiosidade interessante é que diferente do pavão azul que não possui subespécie o pavão verde possui 3
Pavo multicus muticus. Linnaeus, 1766
Pavo multicus spicifer. Shaw, 1804
Pavo multicus imperator. Delacour, 1949
Texto: Médico Veterinário Jorge Lima.
O pavão verde, além de belíssimo é considerado raro entre os criadores, justamente pelo fato de se ter poucas matrizes consideradas boas no pais e o grande desafio de reproduzir e criar a espécie.
Os machos possuem um penacho ereto o que diferencia do penacho do pavão azul, como característica conseguimos observa azul claro em torno dos olhos e amarelo gema, característica muito buscada por compradores.
Pescoço, peito e dorso de cor verde com efeito escamado, a parte escapular azul, as penas primarias da asa marrom claro e penas secundarias pretas.
A característica mais visível do pavão é o leque verde extremamente atrativo que ele faz com a cauda durante sua apresentação de acasalamento.
As penas caudais medem em média 120 centímetros e na ponta de cada pena possui um desenho ocelado composto de quatro formas ovaladas a primeira no centro azul escuro em tordo dela a segunda azul claro, terceira camada bronze e a última verde claro.
Fotografia: Jorge Lima, Filhotes de Pavão Verde de Java.
Local da Imagem: Sitio Faisão PB- PB