Orelhudo azul.
Crossoptilon auritum
Em cativeiro são indicados viveiros medindo 2,5 metros de largura por 5,0 metros de comprimento com uma altura mínima de 2,5 metros. Indica-se uma boa ornamentação do viveiro servindo de abrigo para eventuais ataques do macho sobre a fêmea durante o período reprodutivo.
A postura em vida livre varia de 6 a 8 ovos que são incubados por um período de 25 a 26 dias, em cativeiro otimizamos a postura através da incubação artificial, atingindo entre 12 a 27 ovos que são incubados por um período de 25 a 26 dias.
O peso do ovo é 38,9 a 61,9 gramas, valor que nos ajuda a monitorar o desenvolvimento sadio do embrião.
Por ocorrer em áreas de proteção do Panda gigante, está muito bem protegido.
Texto: Médico Veterinário Jorge Lima.
O faisão Orelhudo Azul é uma ave precoce, que se reproduz já no primeiro ano de idade.
Apresenta coloração predominante cinza escuro com um tom azulado, máscara e pernas vermelhas, penas modificas próximas ao ouvido de coloração branca, característica que deu nome a espécie.
Nesta espécie tanto os macho como a fêmea são muito parecidos, a única diferença entre elas é a presença de espora no macho e seu porte maior em relação a fêmea, os machos e as fêmeas medem cerca de 96 cm, a cauda varia de 49 a 56 cm, o peso dos machos é de 1.700 a 2.100 gramas e as Fêmeas de 1.400 a 1.900 gramas.
A espécie está distribuída geograficamente nas regiões do Centro e Centro Norte da China para Leste de Qinghai, Leste através de Gansu Inner Mongólia, e Sul para Oeste de Sichuan.
Habitam florestas coníferas e mistas, entre zimbros e em matagal alpino, alimenta-se basicamente de folhas, frutas, brotos, sementes, raízes de gramíneas jovens e insetos.
Banho de areia
Coleta de sangue em faisão orelhudo.
Fotografia: Médico Veterinário Jorge Lima.
Local da Imagem: Criadouro Paraíso das Aves.