top of page

Faisão Resplandecente

Lophophura imperjanus
WhatsApp Image 2022-01-17 at 15.21.59.jpeg

O faisão Resplandecente, é uma ave raríssima entre os criadores brasileiros é conhecida por sua grande beleza onde possui um verdadeiro arco-íris em suas penas.

Os machos possuem ventre totalmente preto, dorso branco, penas caudais laranjadas e um arco-íris furta-cor cobrindo como um manto, os olhos são castanhos e a pele em torno dos olhos é azul e sem penas.

A cabeça é verde metálica com penas modificadas mimetizando um pequeno penacho na mesma cor, pescoço de cor cobre que vai mudando para verde claro na região escapular, nas asas observamos dois tons de azul mesclados a um violeta metálico que muda conforme o animal se movimenta ao sol.

O macho chega a medir 70 cm, pesando entre 2200 a 3500 gramas, enquanto que as fêmeas medem em média 60 cm, podendo chagar a 2800 gramas na fase adulta.

 

As fêmeas são menores e menos chamativas do que os machos, os olhos são castanhos, não tem presença de penas em torno dos olhos e a pele tem cor azul como o macho, sua coloração é marrom totalmente mesclada com desenhos brancos e pretos, e possui uma mancha branca a baixo do bico.

Na natureza esta espécie habita florestas coníferas com clima temperado e de grandes altitudes dos 2200 metros a 4500 metros acima do nível do mar, durante o inverno as aves ficam em regiões próximas dos 2200 por conta da escassez de alimentos em regiões mais altas.

Sua alimentação inclui diversos tipos de tubérculos e brotos, o que torna esta ave um exímio escavador com bicos muito fortes, pode fazer parte da dieta também leguminosas, gramíneas, sementes, bagas e frutos além de insetos.

Sua reprodução na natureza ocorre com uma postura de 3 a 6 ovos, que são incubados por um período de 27 dias.

Já em cativeiro é possível obter de 5 a 20 ovos, que são incubados artificialmente por um período de 27 dias.

O resplandecente é uma ave tardia, o que torna mais rara a espécie, uma vez que as fêmeas podem fazer postura aos 2 anos de idade e os machos só são maduro sexualmente após o terceiro anos de idade.

Durante o manejo em cativeiro é uma espécie que necessita de muitos cuidados principalmente relacionados a nutrição durante as fases iniciais.

 

Texto: Médico Veterinário Jorge Lima.

WhatsApp Image 2022-01-17 at 15.21.06 (2).jpeg
bottom of page