Swinhoe
Lophura swinhoii
Entretanto, estudos indicam que na década de 1950 existiam cerca de 120 exemplares, isso devido à caça e captura ilegal, mas graças aos projetos de conservação local, estima-se hoje em dia uma população superior a 7 mil exemplares.
Sua alimentação inclui flores, brotos, sementes, frutas e insetos como minhocas, cupins e formigas.
Sua reprodução na natureza ocorre com uma postura de 3 a 8 ovos, que são incubados por um período de 25 dias. Já em cativeiro é possível obter de 8 a 20 ovos, que são incubados artificialmente por um período de 25 dias.
A espécie Swinhoe é considerada madura sexualmente a partir do segundo ano de vida, entretanto a postura pode ser observada a partir do primeiro ano.
Texto: Médica Veterinária Melanie de Oliveira Lima.
O faisão Swinhoe, uma ave comum entre os criadores e também conhecida como Faisão Formoso.
Os machos possuem máscara vermelha, plumagem preta nas asas e corpo azul escuro com tons metálicos, suas penas possuem bordas brancas e esverdeadas. Seu topete, a região cervical e a cauda são brancos, contrastando com a parte superior da asa que possui tonalidade vermelho escuro. Enquanto as fêmeas também possuem máscara vermelha, e as penas ao longo do corpo vão de marrom escuro à marrom claro.
O macho chega a medir 79 cm, onde a cauda mede de 41 a 50 cm de comprimento, já as fêmeas medem em média 50cm, com cauda de 20 a 22cm. Os Swinhoes chegam a pesar até 1.100 gramas.
Na natureza esta espécie é amplamente distribuída nas florestas primárias e secundárias sob as montanhas de Taiwan, república da China, bem como em bosques de bambus e florestas úmidas.
Fotografia: Macho de Faisão Swinhoe, por Fernando Motta
Local da imagem: Rosário, Argentina