Venerado
Syrmaticus reevesii
O faisão Venerado, uma ave relativamente comum entre os criadores, conhecida por sua personalidade forte e por render bons resultados reprodutivos.
Os machos possuem cabeça branca com uma faixa larga de cor preta na linha do bico, em torno dos olhos possuem a pele na cor vermelha, com um desenho branco em baixo do mesmo que se olhado rapidamente lembra o desenho de um olho.
A base do pescoço e o dorso possuem penas douradas com bordas pretas dando a impressão de escamas, o peito é marrom com detalhes brancos, possui as asas pretas com desenhos geométricos brancos, tanto o desenho do peito quanto o das asas, lembram muito a forma do mosaicos de cerâmica; o ventre é preto, as penas da cauda são compridas de cor cinza com bordas marrom e detalhes pretos em forma de meia lua, as pernas e o bico são cinza.
O macho chega a medir 200 cm, onde a cauda mede de 60 a 120 cm de comprimento, e o corpo de 50 cm a 80 cm de comprimento, pesando na faixa de 900 gramas a 1300 gramas.
A fêmea é menos chamativa do que o macho, possui a cabeça marrom com uma faixa larga na linha do bico de cor bege, o corpo e o dorso são marrom com detalhes pretos, o peito é marrom com alguns detalhes brancos, o ventre é bege, e as pernas e o bico são cinza, as fêmeas medem em média 45 cm com cauda de 30 a 50 cm. Podendo chagar a 1000 gramas uma fêmea adulta.
Na natureza esta espécie habita bosques ao centro e oeste da China, um dos locais é a província Shaanxi, podendo ser observados em áreas rurais e de cultivos locais, sua alimentação inclui legumes, vermes, flores, brotos, sementes, frutas e insetos como minhocas, cupins e formigas.
Sua reprodução na natureza ocorre com uma postura de 5 a 9 ovos, que são incubados por um período de 24 a 25 dias. já em cativeiro é possível obter de 5 a 20 ovos, que são incubados artificialmente por um período de 25 dias.
O Venerado é uma ave precoce sendo maduro sexualmente a partir do primeiro ano de idade, é conhecido por sua habilidade de fecundar várias fêmeas, sendo indicada de duas a quatro fêmeas para cada macho.
Durante o manejo é uma das espécies mais difíceis de trabalhar devido seu comportamento agressivo, comportamento observado já nos filhotes com poucos dias de idade, dificultando a formação de novos grupos, na fase adulta são animais intolerantes com outras espécies.
Texto: Médico Veterinário Jorge Lima.
Fotografia: Juliano Melo.
Local da imagem: Dona Emma -SC.