top of page

Pavão Azul

Pavo cristatus
Imagem1.png

          As fêmeas medem cerca de 80 cm de comprimento e pesam cerca de 3,5 kg, enquanto os machos medem em média 210 centímetros quando incluída a sua plumagem completa (100 cm quando só o corpo) e pesam cerca de 5 kg.

      Na natureza a espécie está adaptada a diversos ambientes desde pradarias semidesérticas a florestas úmidas, tem como habito se alimentar e nidificar no chão, embora prefira dormir em galhos altos nas grandes arvores.

     Sua alimentação onívora consiste em diversas sementes, folhas, frutas, insetos e em alguns caso pequenos repteis e mamíferos.

Sua reprodução na natureza ocorre com uma postura de 3 a 8 ovos, que são incubados por um período de 28 dias, já em cativeiro é possível obter de 4 a 20 ovos, que são incubados artificialmente por um período de 28 dias.

       O pavão azul é uma ave tardia, porem as fêmeas podem fazer postura já no primeiro ano enquanto os machos podem galar já no segundo ano, mesmo sendo considerados maduro sexualmente após o terceiro anos de idade.

      Durante o manejo em cativeiro é uma espécie que necessita de muitos cuidados principalmente na fase inicial sabendo que possuem uma sensibilidade a problemas entéricos como as terríveis coccidioses.

       Uma curiosidade interessante é que atualmente são descritas 185 variações de cores, porem nem sempre foi assim, até o início dos anos de 1800 existiam apenas o pavão azul indiano (Pavo cristatus) e os pavões verdes javas (Pavo multicus.) em seus padrões selvagens.

 

Texto: Médico Veterinário Jorge Lima.

      O pavão azul, além de belíssima ave podemos dizer que sem dúvida nenhuma é a mais conhecida no mundo, admirada por leigos e criadores de toda parte.

       Os machos possuem um penacho espalmado, pescoço e peito azulado, cor esta que dá nome a espécie, ventre escuro e coxas na cor beges, dorso verde com efeito escamado, as penas primarias da asa marrom claro e penas secundarias pretas.

       A característica mais visível do pavão é o leque verde extremamente atrativo que ele faz com a cauda durante sua apresentação de acasalamento.

          As penas caudais medem em média 110 centímetros e na ponta de cada pena possui um desenho ocelado composto de quatro formas ovaladas a primeira no centro azul escuro em tordo dela a segunda azul claro, terceira camada bronze e a última verde claro.

       As fêmeas são menores e menos chamativas do que os machos, possuem a parte superior da cabeça marrom, face e papo brancos pescoço esverdeado com sinais escamados na cor marrom que se estendem até a região do peito onde se torna totalmente branco, as penas das asas escapula e dorso possuem cor marrom.

pexels-pille-kirsi-1075821.jpg
bottom of page