top of page

Faisão Teminck

Tragopan temminck

WhatsApp Image 2020-03-23 at 9.58.53 PM.

      O Teminck, sem dúvida é uma ave portadora de grande beleza e raridade para nos criadores brasileiros, apesar de ser considerado o faisão mais comum da família Tragopan.

       Seu display nupcial excêntrico torna a espécie ainda mais espetacular, as fêmeas de Teminck podem fazer postura já no primeiro ano, porém os machos são maduros sexualmente a partir do segundo ano de idade.

      Seu nome cientifico é Tragopan temminckii, os machos apresentam o corpo inteiro vermelho com vários desenhos de bolinhas brancas contornados de marrom escuro na parte superior das asas, dorso e região cervical.        Na região ventral apresenta pequenos desenhos brancos sem contorno, possui uma máscara azulada que contrasta com o preto que contorna a região cranial, podendo ser observado alguns contornos dourados.

      As fêmeas tem coloração marrom com pequenas bolinhas brancas distribuídas sobre o corpo e possuem a cauda menor, os machos medem cerca de 65 cm, e a cauda varia de 18 a 25 cm, enquanto as fêmeas medem 50 a 60cm com a cauda de 17cm, o peso dos machos é de 1.300 a 1700 gramas e as fêmeas pesam de 800 a 1.100 gramas.

       

WhatsApp Image 2018-07-10 at 8.07.59 PM.

        A espécie está distribuída geograficamente nas regiões de montanhas do oeste da China, Himalaia e norte do Vietnam, costuma habitar florestas densas ou mistas de bambu ou rododendros.

       A alimentação desta espécie se torna um desafio aos criadores por ser considerada uma espécie basicamente herbívora alimentando-se de folhas, frutas, brotos, sementes e raízes de gramíneas jovens.

       Em cativeiro são indicados viveiros medindo 2,5 metros de largura por 5 metros de comprimento com uma altura mínima de 3 metros, indica-se uma boa ornamentação do viveiro e a instalação de ninhos com a altura mínima de 1,50. As fêmeas desta espécie procuram lugares altos para fazer a postura.

           A postura em vida livre varia de 3 a 5 ovos que são incubados por um período de 28 a 29 dias, geralmente os ninhos são construídos em galhos de árvores, alguns ninhos foram observados entre 5 e 8 metros de altura.

      Em cativeiro otimizamos a postura através da incubação artificial, atingindo uma postura de 5 a 9 ovos que são incubados por um período de 28 a 29 dias, o peso do ovo é 41 a 58 gramas, valor que nos ajuda a monitorar o desenvolvimento sadio do embrião.

 

Texto: Médico Veterinário Jorge Lima.

Fotografia: Macho de Galo Sonerati.

Local da Imagem: Sitio Faisão PB, Baia da Traição-PB

bottom of page